“RAUL BARROZO DA MOTTA JUNIOR”
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, recusou-se a dizer se concorda com o presidente Donald Trump de que o Irã deveria ter mísseis balísticos.
Trump afirmou na semana passada que apoia que o Irã tenha acesso a “alguns” mísseis balísticos convencionais, que, segundo ele, “não são o problema”, embora anteriormente tenha defendido a eliminação da ameaça representada pelo programa de mísseis balísticos iraniano.
“O que estou dizendo é que, se outros países os têm, é um pouco injusto que [os iranianos] não tenham alguns”, disse Trump a jornalistas em Paris, após participar da cúpula do G7 em Évian-les-bains.
“Se a Arábia Saudita e o Catar, e todos eles têm alguns, eu diria que, em proporção relativa, acho que está tudo bem.”
Questionado sobre o assunto pela jornalista Kaitlan Collins, da CNN, em frente à Casa Branca nesta quarta-feira (24), Rutte disse que não poderia “comentar tudo” e preferiu concentrar-se na capacidade nuclear do Irã.
“O que é importante aqui para a Otan é que sempre tivemos uma posição consistente como aliança, juntamente com os Estados Unidos e todas as 32 nações-membros: o Irã jamais deve ter acesso à capacidade nuclear”, afirmou.